O Club Sport Marítimo é o clube mais representativo da Região Autónoma da Madeira. Carlos Gomes é o presidente do clube que tem 18 modalidades em funcionamento com o atletismo a contar com 112 atletas.
O CS Marítimo, mais conhecido em Portugal pela sua equipa de futebol, agora na 2º Divisão, tem também outras modalidades em atividade com resultados de relevo como o atletismo.

Fundado a seguir à implantação da República, em 20 de outubro de 1910, o atletismo apareceu mais tarde, em 25 de Outubro de 1925 quando se assinalou a primeira presença do clube na modalidade.
Dois mil praticantes em 18 modalidades
Carlos Gomes é o presidente do clube que tem 14.000 sócios que pagam uma quota de 30 euros.
O clube tem a sua sede e 18 modalidades em funcionamento que movimentam dois mil praticantes. São elas, futebol, futsal, andebol, atletismo, basquetebol, ciclismo, automobilismo, bilhar, ginástica rítmica, padel, esgrima, hóquei em patins, natação, patinagem de velocidade, ténis de mesa, taekwondo, muay thai e voleibol.
Só o atletismo conta atualmente com 112 atletas. A professora Filipa Freitas é a responsável da Secção.
Os atletas participam na sua maioria em provas de pista. Em estrada, corta-mato e trail, só a nível regional.

Destaque para Cristina Neves
Com vários campeões nacionais em pista curta e ao ar livre, o clube está naturalmente satisfeito com os resultados dos atletas. Merece maior destaque, Cristina Neves, oitava classificada nos 400 m barreiras no Campeonato da Europa de Sub-18 em 2024 e campeã nacional de Sub-20 na mesma disciplina. E atualmente, com mínimos para o Campeonato da Europa de Sub-20 nas provas de 400 m e 400 barreiras, que terá lugar este mês em Tampere.
Club Sport Marítimo

Concelho: Funchal
Ano fundação: 1910
Presidente: Carlos Gomes
Sócios: 14 mil
Atletas: 112
Técnicos: 12
Orçamento: 12 mil a 15 mil euros
Objetivos definidos
Segundo Filipa Freitas, os objetivos para esta época passam pela equipa principal subir à I Divisão Feminina e ter atletas jovens com mínimos para participar nos Campeonatos Nacionais de categoria e nos Campeonatos Internacionais.

O clube conta com quatro treinadores, Filipa Freitas (dos Sub-14 até Veteranos), Thomas Vieira (Musculação/Reabilitação), Sérgio Cruz (Lançamentos) e Diogo Costa (Sub-10 e Sub-12). Ainda com a colaboração de Alcino Pereira (Salto com Vara), André Veredas, António Freire, Américo Brito, Cândida Bairrada Jorge Parrulas, Hugo Sioga e Daniela Silva.
Orçamento anual entre 15 mil e 18 mil euros
O orçamento anual da Secção ronda os 15 mil a 18 mil euros. Conta com um pequeno apoio da Câmara para a formação e apoios dados pela DRD e AARAM.
Não tem sido fácil gerir toda a atividade com as reduzidas receitas angariadas. Como diz Filipa Freitas, “Com muito custo e ajuda por parte dos pais no apoio aos filhos”.
O apoio aos atletas passa pelas inscrições, equipamentos e transportes para as competições.
Dificuldades na prática da modalidade
Filipa Freitas define as principais dificuldades encontradas na prática da modalidade: “Os transportes, recursos humanos na região e recursos materiais para o próprio treino. Relativamente ao apetrechamento das pistas, não podermos usar a relva sintética para diminuir o impacto nalguns trabalhos específicos”.

Convite à prática da modalidade
Filipa Freitas deixou o convite para quem quiser experimentar uma das várias disciplinas da modalidade: Treinos: de 2ª a 6ª Feira, entre as 18h30 e as 21h, na Pista do Carmo, em Câmara de Lobos.
Momentos felizes
Filipa Freitas recorda alguns momentos mais felizes vividos na Secção:
- “A felicidade estampada nas nossas atletas quando conseguimos subir à I Divisão Feminina, após três anos na II Divisão.
- A emoção sentida quando a atleta Cristina Neves, no ano de 2024, obteve marca de qualificação para o Europeu de Sub-18, e o orgulho quando a mesma conseguiu atingir a final europeia na prova de 400 barreiras, alcançando um honroso oitavo lugar.
- A conquista da melhor marca, no apuramento do Campeonato Nacional de Clubes em 2024, por parte da estafeta 4×400 m, composta por: Débora Martins, Cristina Neves, Francisca Cortinhas e Lwena Cardoso.Convite à prática da modalidade