A campeã olímpica e vice-campeã mundial Tara Davis-Woodhall, de 26 anos, melhorou por duas vezes, o seu melhor desempenho do ano (7,11 m e depois 7,12 m) no primeiro dia dos “Trials” (seletivas), o Campeonato dos Estados Unidos, organizado em Eugene.
Noah Lyles e Sha’Carri Richardson estão automaticamente convidados para o Mundial de Tóquio como atuais campeões mundiais dos 100 m. Mas ambos, compareceram em Eugene para recuperar o ritmo, depois de terem visto o seu início de época interrompido por lesões.
Lyles completou a sua série em 10,05 (+0,1 m/s), à frente de Ronnie Baker em 10,07. A vice-campeã olímpica Richardson, longe da sua melhor forma, foi segunda na sua série com 11,07 (+1,3 m/s), o seu melhor tempo da época, superada facilmente por Kayla White com 10,89.
A sua companheira de treino Melissa Jefferson-Wooden, medalhada olímpica de bronze, impressionou novamente com um fácil 10,86 (-1,5 m/s). As meias-finais e a final dos 100 m terão lugar hoje, com os três primeiros classificados a garantirem a sua vaga em Tóquio, além dos campeões mundiais convidados.
O bicampeão olímpico dos 100 m Fred Kerley, preso em janeiro em Miami após uma altercação com a polícia e, em maio, em Fort Lauderdale após uma discussão num hotel, desistiu da competição. Kenny Bednarek, Trayvon Bromell, Gabby Thomas e Christian Coleman também irão competirão hoje nas meias-finais.