A Unidade de Integridade do Atletismo anunciou que a queniana Judy Jelagat Kemboi foi suspensa provisoriamente por ter testado positivo para hidroclorotiazida.
A atleta de 26 anos, acusou positivo na Meia Maratona de Copenhague de 2024, onde ela bateu o seu recorde pessoal com 1h05m43s. Uma semana depois, em 22 de setembro, ela correu os 10 km de Brasov em 30m29s.
Antes, em 19 de maio, Judy Kemboi estabeleceu um novo recorde do percurso na Meia Maratona de Riga com 1h07m13s, superando o anterior recorde de Peres Jepchirchir de 1h07m25s.
Hidrocolorotiazida
A hidroclorotiazida é utilizada para tratar edema que é a retenção de líquidos ou o excesso de líquidos retidos nos tecidos corporais. A condição é causada por vários problemas médicos, incluindo doenças cardíacas, renais e hepáticas.
Judy Kemboi mascarou provavelmente outros PEDs com hidroclorotiazida. A sua compatriota Ruth Chepngetich, recordista mundial da maratona com o tempo de 2h09m56s, foi recentemente suspensa por ter testado positivo para o mesmo agente de mascaramento.