O corredor pode treinar 4, 5, 6 vezes por semana, mas mesmo assim, está a ganhar peso. Não consegue livrar-se daquela camada de gordura indesejada, apesar dos quilómetros acumulados. Haverá algo errado com ele.
Adapte a sua dieta
Ele deve saber que, para perder peso a correr, deve aplicar um princípio muito simples: o gasto energético associado à corrida deve ser maior do que o que ele fornece ao seu corpo. Se o corredor se empanturrar de comida em todas as refeições, ele não vai conseguir perder peso, apesar de correr muitos quilómetros. Ele deve adaptar a sua dieta para que ela forneça todos os recursos necessários para a corrida, mas de forma a que ainda possa ficar com um saldo negativo (mais calorias gastas do que consumidas). Se ele não conseguir elaborar sozinho uma dieta, deve consultar um profissional.
Quantas vezes deve correr por semana?
Foi demonstrado que o corpo precisa de atividade regular para queimar gordura. Portanto, não adianta sair para limpar a consciência uma vez por semana; não vai funcionar. O ideal é fazer pelo menos três sessões por semana.
Que tipo de sessão deve seguir para perder peso?
Há muito tempo que se acredita que quanto mais se corre, mais peso se vai perder. Mas, isso não corresponde totalmente à realidade. É verdade que atividades de longa duração fazem o corredor suar. Mas a transpiração é composta por 99% de água e será compensada pela hidratação pós-corrida. A queima de gordura parece ser acentuada por sessões de curta a média duração e alta intensidade. Uma boa sessão intervalada, em resumo, queima nove vezes mais gordura do que uma sessão de intensidade moderada.
Muitas pessoas confundem emagrecimento com ganho de massa muscular. Em algum momento, o corredor vai atingir o mínimo recomendado para o seu metabolismo. Então, ele vai precisar de pensar em fortalecer os músculos para esculpir a sua silhueta. Também precisará de parar de olhar para a balança. Só porque ele está a emagrecer, tal não significa que está a perder peso, pois os músculos pesam mais do que a gordura. Em vez disso, pode confie no seu jeans ou no seu espelho; eles são geralmente bons indicadores.