O norte-americano Cooper Lutkenhaus, estudante de 16 anos, esteve em grande destaque nas seletivas do Campeonato Nacional do seu paísao ser segundo nos 800 m em 1.42,27, novo recorde mundial Sub-18.
Agora, foi divulgado que ele assinou com a Nike, desistindo da sua carreira desportiva no ensino. Apesar da mudança, ele afirmou que pensa concluir os dois últimos anos do ensino médio e que vai continuar matriculado na sua escola, onde começou recentemente o 11º ano.
Apurado para o Mundial de Tóquio, quando Cooper Lutkenhaus alinhar nas eliminatórias em 16 de setembro, terá 16 anos e 272 dias, passando a ser o norte-americano mais jovem a representar a seleção nacional num Campeonato Mundial.
O recorde pessoal de Lutkenhaus nos 800 m é o quarto mais rápido da história dos Estados Unidos. Ele também é o sexto atleta mais rápido do mundo neste ano.
Este anúncio faz de Lutkenhaus o mais jovem atleta norte-americano a ser profissional no atletismo, superando Mary Cain, que assinou com a Nike aos 17 anos.