O Tribunal Arbitral do Desporto informou hoje que a etíope Diribe Welteji, vice-campeã mundial dos 1.500 m, foi suspensa provisoriamente por suposta violação da regra antidoping, a pedido da Unidade de Integridade do Atletismo.
O tribunal desportivo “aceitou um pedido de medidas provisórias” da Federação Internacional, “referente a uma suposta violação das regras antidoping”, pela qual a atleta havia sido inocentada no final de agosto pela agência antidoping etíope, de acordo com um comunicado do TAS. “A Sra. Welteji foi declarada inelegível para participar do Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio 2025“, cujas eliminatórias têm lugar amanhã.
Diribe Welteji, medalhada de prata no Mundial de Budapeste em 2023, foi acusada em 21 de maio pela agência antidoping etíope de ter-se “recusado a fornecer uma amostra durante um teste fora da competição sem justificação”. Mas, após uma audiência realizada em 12 de agosto, a mesma agência concluiu que ela não havia violado as normas antidoping.
A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) recorreu da decisão em 1 de setembro e obteve uma suspensão provisória.
Quarta classificada nos JO de Paris, Diribe Welteji não corre desde julho, no Meeting Prefontaine Classic, em Eugene, onde bateu o seu recorde pessoal de 3.51,44, atrás de Faith Kipyegon, que estabeleceu o recorde mundial naquele dia.