Na maratona feminina, a queniana Peres Chepchichir obteve hoje uma grande vitória ao sprint na pista do Estádio Nacional em 2h24m43s, dois segundos à frente da ex-recordista mundial etíope Tigst Assefa. Peres Jepchirchir, de 31 anos, havia conquistado o ouro na maratona olímpica de 2021 realizada em Sapporo. Ela também venceu as maratonas de Nova York e Londres.
A uruguaia Julia Paternain foi a grande surpresa ao subir ao pódio em 2h27m23s, um resultado completamente inesperado que a deixou surpreendida ao cortar a meta. Foi a primeira medalha do Uruguai em Campeonatos Mundiais de Atletismo. Julia Paternain, de 25 anos, nasceu no México, é filha de pais uruguaios, cresceu na Grã-Bretanha e correu agora, apenas a sua segunda maratona.
A norte-americana Susanna Sullivan foi a primeira a atacar após apenas alguns quilómetros de corrida, acompanhada pela sua compatriota Jessica McClain. Aos 20 km, Sullivan tinha uma vantagem de cerca de trinta segundos sobre o primeiro pelotão, que incluía Assefa e Jepchirchir.
Sob o impulso das duas atletas africanas, a junção foi feita ao km 28, e a dupla Assefa-Jepchirchir rapidamente separou-se, abrindo uma vantagem de 18 segundos no km 30 e 1m39s no km 35.
A vitória decidiu-se na pista e, ao lançar primeiro o seu ataque, Jepchirchir conseguiu fazer a diferença e conquistar o seu primeiro título mundial. Por sua vez, Assefa voltou a perder um título da maratona ao sprint, após o seu segundo lugar atrás da neerlandesa Sifan Hassan nos JOs de Paris.
As atletas portuguesas fizeram uma prova cautelosa, de trás para a frente, correndo juntas até ao 30º quilómetro. Solange Jesus, de 38 anos, foi a 19ª em 2h33m24s e Susana Santos, de 33 anos, ficou no 26º lugar em 2h35m06s.
Estava prevista a participação de Carla Salomé Rocha mas a atleta lesionou-se no estágio final em Tóquio e já regressou a Portugal.
Para além das duas primeiras africanas, a terceira atleta africana a cortar a meta, fê-lo no décimo lugar, a eritreia Dolshi Tesfu em 2h30m41s.
Classificaram-se 63 atletas com dez a desistirem.