Antes da final dos 4×400 m masculinos, os Estados Unidos e o Quénia disputaram uma espécie de playoff por uma vaga na final. Na primeira série dos 4×400 m masculinos ontem, o júri de comissários considerou que a estafeta zambiana havia prejudicado os norte-americanos e os quenianos. A Zâmbia foi desclassificada, mas nem os Estados Unidos nem o Quénia conseguiram classificar-se para a final (6º e 4º) por tempos. Os norte-americanos venceram facilmente com o tempo de 2.58,48, contra 3.00,39 dos quenianos, e foram uma das nove equipas na final.
Disputada debaixo de chuva torrencial, Portugal alinhou com Pedro Afonso, Omar Elkhatib, João Coelho e Ricardo Santos. A equipa nacional teve uma boa prestação até à passagem do testemunho de João Coelho para Ricardo dos Santos, então no sexto/sétimo lugar. O testemunho caiu e perderam-se preciosos segundos que levaram Portugal a ser último em 3.09,06.
A luta pelas medalhas foi emocionante com o Botswana a chegar ao ouro nos metros finais em 2.57,76 logo seguido pelos Estados Unidos e África do Sul, ambos em 2.57,83.