A Associação Europeia de Atletismo divulgou a lista dos dez atletas masculinos e femininos candidatos a “Atleta Europeu do Ano”.
Na lista masculina, figuram dois atletas portugueses, Isaac Nader e Pedro Pichardo, ambos medalhas de ouro no Mundial de Tóquio nos 1.500 m e triplo salto, respetivamente.
Os outros candidatos são por ordem alfabética: os suecos Armand Duplantis e Daniel Stahl, o norueguês Jakob Ingebrigtsen, o francês Jimmy Gressier, o alemão Leo Neugebauer, o italiano Mattia Furlani, o lituano Mykolas Alekna e o norueguês Sander Skotheim.
Em femininos, as candidatas são: a neerlandesa Femke Bol, a suíça Ditaji Kambundji, a britânica Georgia Hunter-Bell, a irlandesa Kate O’Connor, as neerlandesas Jessica Schilder e Jorinde Van Klinken, a espanhola Maria Perez, a italiana Nadia Battocletti, a eslovena Tina Sutej e a ucraniana Yaroslava Mahuchikh.
A Associação Europeia também promoveu a eleição dos “Rising Stars”, Estrelas em Ascensão do Ano.
Eis a lista dos dez candidatos masculinos e femininos:
Masculinos: o húngaro Armin Szabados, o búlgaro Bozhidar Saraboyukov, o francês Elijah Pasquier, o norueguês Hakon Moe Berg, o polaco Hubert Troscianka, o neerlandês Jarno Van Daalen, o espanhol Joan Querol, o italiano Matteo Sioli, o checo Michal Rada e o alemão Owe Fischer-Breiholz.
Femininos: a romena Alexandra Stefania, a estónia Allika Inkeri Moser, a suíça Audrey Werro, a italiana Erika Saraceni, a norueguesa Henriette Jaeger, a britânica Innes Fitzgerald, a italiana Kelly Doualla, a croata Jana Koscak e as espanholas Jil Sánchez e Sofia Santacreu.
Os 40 atletas indicados representam 20 Federações Europeias de Atletismo. O voto dos fãs, juntamente com a imprensa, das Federações Europeias de Atletismo e um painel de especialistas do Atletismo Europeu, contam 25% cada para a votação geral.
A votação termina no dia 5 de outubro. Depois, teremos uma lista de três finalistas para cada categoria para ser votada a partir do dia 6. Os quatro vencedores receberão o prémio na cerimónia do Golden Tracks em Batumi, na Geórgia, no dia 25 de outubro.