O sprinter norte-americano Fred Kerley, duas vezes medalhado olímpico e ex-campeão mundial dos 100 metros, decidiu participar nos Enhanced Games, onde o doping será permitido, de acordo com a Organização da polémica competição, cuja primeira edição está marcada para maio de 2026 em Las Vegas.
“O recorde mundial (nos 100 metros) sempre foi o objetivo final da minha carreira. Isso dá-me a oportunidade de dedicar toda a minha energia a superar os meus limites e tornar -me o ser humano mais rápido da história”, disse Kerley, medalhado de prata nos 100 m dos JO de Tóquio e bronze em Paris, conforme citado num comunicado da Enhanced Games.
Se bater o recorde mundial de 9,58 de Usain Bolt, que data de 2009, Kerley ganhará um bónus de um milhão de dólares. Os Enhanced Games decorrerão entre 21 a 24 de maio, com competições de natação, atletismo e halterofilismo no Resorts World, em Las Vegas.
Fred Kerley é a primeira estrela do atletismo a juntar-se à Organização, depois dos nadadores James Magnussen, Ben Proud e Kristian Gkolomeev.
Os Enhanced Games, anunciados pelo empresário australiano Aron D’Souza em 2023, foram rejeitados unanimemente pelas autoridades desportivas internacionais. O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, chamou a ideia de “estúpida”. E a Agência Mundial Antidoping (WADA) disse que o projeto é “perigoso e irresponsável”.
Fred Kerley, por sua vez, foi suspenso provisoriamente após três falhas no aplicativo que exige que ele informe o seu paradeiro para testes antidoping fora de competição.