Após 31 dias e mais de 4.800 quilómetros, terminou o mais recente projeto de Kilian Jornet, “States of Elevation”: atravessar os picos mais altos dos Estados Unidos. Com início no início de setembro, no Longs Peak, no Colorado, Kilian Jornet decidiu escalar todos os picos de 4.267 metros nos 48 estados mais ao sul (72 picos no total), conectando-os inteiramente através da corrida e ciclismo.
Foram 5.145 quilómetros e mais de 123.000 metros de desnível positivo acumulado. “Duas coisas levaram-me a escolher este projeto: o que vivenciei nos Pirinéus e nos Alpes motivou-me a continuar a explorar esta dimensão de longas travessias com uma forte componente física, cognitiva e criativa. É definitivamente uma continuação nesse sentido”, disse Jornet antes de iniciar a sua aventura.
Ele passou muitos dias alternando entre subidas alpinas íngremes e longos passeios de bicicleta, muitas vezes chegando a quase 15 horas por dia. No último trecho em direção ao Monte Shasta, ele percorreu 626 quilómetros em pouco menos de 30 horas em dois dias, enfrentando frio, chuva e vento.
No cume, ele descreveu as condições como “os três ventos mais loucos que já tive numa montanha”, com temperaturas próximas a -20°C. Mesmo depois de chegar ao topo, Jornet não parou para descansar. Desceu para voltar à sua bicicleta e continuou rumo ao norte para completar a jornada no Monte Rainier.
Ao longo do caminho, ele foi por vezes acompanhado por outros atletas em trechos selecionados, mas a maior parte do projeto foi feito sozinho.