Femke Bol, bicampeã mundial dos 400 m barreiras (2023 e 2025) e recordista mundial dos 400 m em pista coberta, decidiu dedicar-se aos 800 m.
A neerlandesa de 25 anos, que soma 30 vitórias consecutivas nos 400 m barreiras na Liga Diamante disse que precisava de um novo desafio para chegar aos JO de Los Angeles em 2028.
Conjuntamente com o seu treinador, o suíço Laurent Meuwly, eles optaram por aumentar a distância para os 800 m. “Decidimos que os 800 m serão a minha principal disciplina nos próximos anos”, explicou a atleta, que tem quatro medalhas olímpicas e sete mundiais (incluindo estafetas). “É um grande desafio. É algo que tínhamos em mente há algum tempo. Correr os 400 m barreiras permitiu-me realizar sonhos que eu nem ousava sonhar. Isso tornou-me a pessoa e a atleta que sou hoje. Mas ainda tenho grandes sonhos. Este próximo não será fácil: é incerto, trará novos obstáculos, estou pronta para dar o meu melhor.”
Derrotada mais uma vez na final dos JO de Paris por Sydney McLaughlin (3ª classificada nos JO de Tóquio em 2021), Femke Bol já havia sugerido uma mudança de ares no ano passado.

