Como já divulgámos, Witold Banka, presidente da Agência Mundial Antidoping (WADA), pediu à Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) que se empenhasse para impedir a realização dos “Jogos do Doping” marcados para Las Legas, em maio de 2026.
Travis Tigart já respondeu Witold Banka
“Para uma organização que supostamente faz parte de uma investigação criminal conduzida pelas autoridades policiais dos Estados Unidos, os ataques contínuos e flagrantemente falsos do presidente da WADA, Banka, são uma cortina de fumaça reveladora. As suas tentativas de difamar os Estados Unidos e os nossos atletas olímpicos e profissionais americanos são uma tentativa desesperada de desviar a atenção do seu fracasso em permitir que a China encobrisse 23 testes positivos. Essa falha abjeta privou potencialmente os atletas limpos do mundo de 96 medalhas, incluindo 18 (14 de ouro) da natação americana, nos Jogos Olímpicos de 2021 e 2024. Aqueles que valorizam o desporto limpo e justo, devem manifestar-se e exigir que a WADA seja corrigida. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros FIFA e ITA para garantir que a Campeonato Mundial deste verão e os Jogos Olímpicos de 2028 sejam os mais limpos da história, e não uma repetição dos Jogos de 2021 e 2024, onde certos atletas com testes positivos foram autorizados a competir, vencer e, de certa forma, ter os seus próprios Jogos “aprimorados”. Os Enhanced Gamesd não têm nada a ver com os nossos atletas, o Campeonato Mundial ou os Jogos Olímpicos, e o presidente Banka sabe disso.”
Em declarações à imprensa, Banka descreveu os “Enhanced Games”como muito perigosos e irresponsáveis. Os Jogos permitirão o doping sem testes.
Vinte e três nadadores estão envolvidos
A WADA e a USADA estão em conflito desde que surgiram relatos de que 23 nadadores chineses, um dos quais competiu nos JO de Paris, foram inocentados usando como defesa a carne contaminada.
Num incidente separado, Tang Muhan e He Junyi testaram positivo para COVID-19 após comerem batatas fritas e hambúrgueres num restaurante de Pequim, em outubro de 2022. Eles alegaram que o resultado positivo do teste foi devido à carne do hambúrguer.
A Agência Antidoping Chinesa (CHINADA) determinou que o esteroide provinha da carne contaminada dos hambúrgueres e inocentou os dois atletas.
A WADA confirmou que os dois nadadores testaram positivo para “traços” de metandienona em outubro de 2022, mas afirmou que isso fazia parte de um número maior de testes positivos na China envolvendo contaminação de carne. A USADA questiona a autorização concedida aos atletas que testaram positivo.
A batalha continua enquanto a WADA exige que a USADA tome providências em relação aos Enhanced Games.

