A World Athletics aprovou quatro alterações nas regras para as competições na pista curta em 2026, com o objetivo de melhorar a segurança, a equidade competitiva e o desenvolvimento tático das provas, especialmente nos 200 m, onde o contacto e as desvantagens de pista são mais acentuados. Essas mudanças respondem aos pedidos de atletas e treinadores, bem como a situações recorrentes em grandes campeonatos, onde o formato atual penalizava posições específicas ou levava a situações perigosas.
Eis as quatro alterações:
400 m
Os 400 m terão quatro participantes, eliminando as pistas 1 e 2 que eram sempre prejudicadas. Desta forma, procura-se uma competição mais justa e homogénea, reduzindo as diferenças estruturais que nada tinham a ver com o desempenho do atleta e que, nas pistas cobertas, eram quase impossíveis de compensar.
800 m
Nos 800 m, a entrada na pista livre será ao final da segunda (165 m) curva e não da primeira (65 m).
O objetivo é evitar congestionamentos iniciais, aumentar o espaço real entre os atletas e reduzir as cotoveladas, paragens bruscas e quedas que normalmente ocorrem quando se procura a pista interna muito cedo, especialmente em eliminatórias e finais com alta densidade de atletas.
Estafetas
Nas estafetas, os atletas não terão de voltar a apanhar o bastão exatamente onde ele caiu. Se não perturbar nem reduzir a distância, poderão cruzar as pistas.
Estafeta 4×400 m
As posições dos atletas no último posto dependerá das posições na linha de chegada anterior para a meta e não na entrada da última curva como até agora.
Esta mudança visa proporcionar maior clareza, reduzir a confusão e evitar manobras perigosas pouco antes da curva decisiva, tornando a prova mais fluida e segura.

