O britânico Josh Kerr vai tentar bater um dos recordes mundiais mais difíceis no Meeting de Londres da Liga Diamante, marcado para 18 de julho.
O recorde mundial pertence desde 7 de julho de 1999 ao marroquino Hicham El Guerrouj com 3.43,13, marca estabelecida no Meeting de Roma. Nesse dia, El Guerrouj superou por pouco o queniano Noah Ngeny, que correu em 3.43,40. Estes dois tempos ainda são os dois mais rápidos da história.
Na Bowerman Mile de 2023, no Prefontaine Classic, Jakob Ingebrigtsen em 3.43,73 e Yared Nuguse em 3.43,97 correram ambos abaixo de 3m44s, mas ainda ficaram a mais de meio segundo do recorde mundial.
Apelidado de Projeto 222 – 222 segundos equivalem a uma milha em 3m42s, Josh Kerr disse: “Este recorde merece ser batido em casa, este recorde precisa de ser conquistado em casa, e este é um recorde britânico. Esta é uma distância britânica; seria uma injustiça para o Reino Unido não o batermos em casa.”
Kerr, detém o recorde nacional da milha com 3.45,34 e ocupa a sexta posição na lista mundial de sempre.

