Dois dos sprinters mais rápidos do mundo vão defrontar-se nos 200 m neste verão: o campeão olímpico Letsile Tebogo, do Botswana, e o recente recordista mundial sub-20, o australiano Gout Gout. Eles serão as principais atrações do Meeting de Oslo da Liga Diamante que terá lugar no dia 10 de junho.
Gout, de 18 anos, correu no domingo os 200 m do Campeonato Australiano, batendo o recorde mundial do escalão Sub-20 com 19,67 que pertencia ao norte-americano Erriyon Knighton com 19,69.
Esta será a estreia de Gout Gout na Liga Diamante. Já Letsile Tebogo, de 22 anos, sagrou-se campeão olímpico em Paris com 19,46. Esta marca é também recorde africano e a quinta melhor de sempre, consolidando a sua posição entre os melhores sprinters.
Quando Gout começou a destacar-se no mundo dos 200 m, Usain Bolt escreveu nas redes sociais: “Ele parece-se comigo quando jovem”. A alta estatura e os tempos rápidos de Gout têm gerado comparações frequentes com Bolt e alguns preveem que ele poderá um dia superá-lo. O seu tempo de 19,67 no Campeonato Australiano foi mais rápido do que a melhor marca de Bolt no escalão Sub-20, de 19,93, e está a meio segundo do recorde mundial de Bolt, de 19,19, estabelecido no Campeonato Mundial de 2009 em Berlim.
Letsile Tebogo teve um final de época difícil em 2025. No Campeonato Mundial de Tóquio, ele não conseguiu chegar ao pódio nos 200 m, terminando em quarto lugar. Foi depois desclassificado da final dos 100 m após falsa partida.
Ainda assim, ele conquistou nos dois últimos dois anos, sete vitórias no circuito da Liga Diamante e foi o pilar da equipa de Botswana que conquistou a medalha de ouro dos 4×400 m no Mundiald e Tóquio.

