A suíça Mujinga Kambundji, bicampeã europeia dos 200 m e bicampeã mundial dos 60 m, está pronta para regressaràs pistas depois de ter sido mãeem novembro do ano passado.
Mas o seu regresso após a gravidez não foi nada fácil, com a atleta suíça admitindo que teve dificuldades em manter a paciência.
“Foi bom ficar um pouco afastada no ano passado e tirar um ano de folga, e agora estou muito feliz por estar de volta, de volta aos trilhos com o pequeno ser humano ao meu lado”, disse Mujinga Kambundji.
“É exatamente como acontece com uma lesão: nas primeiras semanas, fiquei afastada apenas para recuperar e depois, fiz quase um treino de reabilitação durante cerca de dez semanas, e então recomecei com o treino ‘de verdade’.”
“Então, tudo bem, eu estava um pouco impaciente no começo. Foi preciso muita paciência para não recomeçar imediatamente como anteriormente.”

“Mas agora estou feliz por estar de volta, sinto-me bem e é um bom desafio trabalhar o corpo de uma maneira diferente e ter outros desafios.”
Durante o período em que esteve afastada, Mujinga Kambundji aproveitou a ausência da pressão que sente durante as competições, mas está radiante por estar pronta para regressar ao ambiente competitivo.
Para ela, Birmingham também é um lugar especial para competir, pois foi nessa cidade que conquistou a sua primeira medalha mundial no Campeonato Mundial de Pista Curta de 2018, com um bronze nos 60 m.
“Estou muito animada por estar de volta porque adoro campeonatos e essa é a melhor parte da nossa modalidade”, acrescentou. “Então, estou ansiosa pelo Campeonato Europeu. É algo realmente especial, eu sempre gostei muito disso.”
“Mas, especialmente na Grã-Bretanha, eu sempre gostei muito de competir na Grã-Bretanha e tenho boas lembranças de Birmingham em 2018, em pista coberta. Então, estou muito, muito animada para voltar.”
A atleta suíça competiu pela última vez no Meeting de Doha da Liga Diamante do ano passado, onde registou 11,49 com cerca de três meses de gravidez.
Também a atleta portuguesa Cátia Azevedo, de 32 anos, voltou agora aos treinos, cerca de cinco semanas depois de ter sido mãe. Em declarações à imprensa, a atleta olímpica definiu os seus objetivos que passam por bater recorde nacional dos 400 m e classificar-se para os JO de Los Angeles, em 2028.

