A Skechers reforçou o seu programa de atletismo de elite com a contratação de Shelby Houlihan, uma das fundistas mais talentosas dos Estados Unidos, para a sua equipa de alto desempenho.
Shelby Houlihan, 14 vezes campeã nacional e recordista nacional dos 1.500 m com 3.54,99, é a primeira atleta a representar a Skechers AERO e já está a treinar com os inovadores sapatos de corrida com tecnologia avançada, enquanto se prepara para a época competitiva de 2026/2027.
Shelby Houlihan, de 33 anos, justificou a escolha: “Desde o início, ficou claro o quanto a equipa da Skechers se importava com as minhas necessidades como atleta. Eles estão a investir em desempenho de elite e levando o produto a patamares nunca antes alcançados; fazer parte da evolução da Skechers Performance na corrida, desde a base, é realmente especial.”
“Ao consolidarmos o nosso forte negócio de sapatos de alta performance em diversas modalidades com a nossa inovadora linha Skechers AERO para corredores, acreditamos que Shelby Houlihan personifica o que a Skechers representa: força, resiliência e perseverança”, disse Michael Greenberg, presidente da Skechers. “Shelby traz um espírito competitivo incomparável para o nosso time. A sua confiança no nosso conforto que proporciona desempenho durante os treinos e competições agrega autenticidade à marca, o que certamente terá grande impacto na comunidade de corredores. Estamos ansiosos para apoiá-la na sua jornada na temporada de 2027 e além.”
A suspensão por doping
O caso de Shelby Houlihan começou no final de 2020, quando ela forneceu uma amostra de urina que testou positivo para nandrolona, um esteroide anabolizante androgénico proibido pelas regras antidoping. Houlihan negou sempre o uso intencional da substância, alegando que o teste positivo resultou da contaminação da carne de porco presente num burrito comprado numa carrinha de comida.
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) não acreditou na versão dela e decidiu que Houlihan havia cometido uma violação das regras antidoping. Ela foi punida com uma suspensão de quatro anos, a partir de 14 de janeiro de 2021. A suspensão impediu-a de competir nas seletivas olímpicas norte-americanas de 2021, nos JO de Tóquio em 2021 e nos JO de Paris em 2024.
