Numa entrevista ao jornal queniano Nairobi News, Eliud Kipchoge revelou que segue uma dieta simples, mas eficaz, que apoia o seu intenso calendário de treinos e corridas. Brittany Hambleton analisou a dieta do ex-recordista mundial da maratona.
É uma questão de equilíbrio
Como a maioria dos corredores de elite, a dieta de Kipchoge gira à volta de uma mistura equilibrada de proteínas e carbohidratos. Uma das comidas favoritas de Kipchoge é o alimento básico queniano, um mingau (papa) de milho que ele gosta, normalmente com carne magra e acompanhamento de vegetais ricos em nutrientes, como beladona (planta que tem propriedades antiespasmódicas), repolho ou couve. Kipchoge incorpora geralmente, outros carbohidratos nas suas refeições, muitas vezes acompanhando o seu ugali (feito com farinha de milho e água) com feijão, batata ou chapati (pão indiano). Quando viaja, ele opta pela clássica refeição pré-corrida dos corredores de todos os lugares: macarrão.
Uma boa nutrição começa pela manhã
Para começar o dia após longos treinos, o pequeno almoço de Kipchoge consiste normalmente numa combinação de chá branco, pão e frutas diversas. No dia da prova, ele opta por opções de pequenos almoços um pouco mais leves, como cereais, leite ou aveia, garantindo que come o suficiente para abastecer a sua prova sem sobrecarregar o sistema digestivo.
Hidratar, hidratar, hidratar
A hidratação também é uma componente chave do regime de Kipchoge. Ele pretende beber constantemente três litros de água por dia, repondo os líquidos perdidos através do suor durante os seus treinos intensivos. Às vezes, ele gosta de leite puro ou mursik, um leite fermentado tradicional e popular no Quénia.
Carbohidratos são fundamentais
O nutricionista de Kipchoge enfatiza o consumo de carbohidratos certos para melhorar o seu desempenho de resistência. Isso inclui na sua dieta, alimentos como arroz, macarrão, batata, aveia, banana e panquecas. O seu nutricionista ressalta, no entanto, que os corredores devem ser cautelosos ao incluir muitos grãos integrais ou carbohidratos ricos em fibras nas suas dietas, pois isso pode causar em alguns, problemas gastrointestinais.
Manter-se simples
Apesar do seu sucesso, a abordagem dietética de Kipchoge permanece simples, concentrando-se em ingredientes saudáveis de origem local que fornecem os nutrientes necessários para alimentar o seu treino. A nutrição é altamente individual, portanto, seguir religiosamente a dieta do recordista mundial da maratona, não é a abordagem correta, mas a simplicidade da sua dieta é algo que todos podem imitar.
O seu plano nutricional não precisa de ser complicado ou caro para ser eficaz. Ao focar-se em alimentos integrais e nutrição balanceada, pode-se obter a energia e a nutrição necessárias para ter o melhor desempenho.