O atletismo e a corrida estão a tomar conta dos écrans em todo o mundo. Depois do sucesso de Sprint, série da Netflix sobre os atletas mais rápidos do planeta, chegou Ingebrigtsen – Nascido para correr, uma história baseada na vida dos irmãos que mudaram a história do atletismo norueguês.
A nova série documental, disponível no Amazon Prime Video, apresenta uma primeira época com seis episódios de 30 minutos cada um que cobrem a vida dos três irmãos Henrik, Filip e Jacob Ingebrigtsen.
A história começa em julho de 2012, quando o mais velho deles, Henrik, vence a final dos 1.500 m do Campeonato Europeu disputado em Helsínquia.
Assim começa “uma nova era do atletismo norueguês”, afirma o jornalista desportivo Jann Post, uma das muitas vozes qualificadas que aparecem na série dirigida por Andreas Meier Eide.
Quatro anos depois, Filip, o irmão do meio, repete o feito e conquista a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Amesterdão. Mas os momentos mais espetaculares viriam do irmão mais novo, Jakob, que aos 20 anos, não só ganhou duas medalhas de ouro no Campeonato Europeu de Berlim de 2018, como se tornou o melhor meio fundista mundial, ao obter múltiplos títulos mundiais em distâncias que variam dos 1.500 m aos 5.000 m, incluindo duas medalhas de ouro olímpicas.
Mas nem tudo que reluz é ouro nesta família de atletas. Em outubro de 2023, os irmãos tornaram pública uma denúncia contra o pai e treinador, Gjert Ingebrigtsen, por violência doméstica e abuso físico. A justiça norueguesa acusou formalmente o treinador que deixou de treinar os filhos.
Ingebrigtsen – Nascido para correr acompanha os três irmãos Ingebrigtsen na época mais difícil das suas carreiras, quando sem treinador e afetados por lesões, vão enfrentar importantes desafios familiares e preparar-se para o Campeonato Europeu de Roma e para os JO de Paris.