As federações interessadas em receber as edições de 2028 e 2030 do Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipas, podem enviar as suas propostas até 1 de setembro.
A partir de 2028, o Campeonato Mundial vai incluir novas provas, com a distância da maratona e meia maratona, além das já existentes de 10 km para o escalão Sub-20. A edição de 2028 será o evento classificativo mais importante para os marchadores que almejam competir nos JO de Los Angeles. O sistema oficial de qualificação olímpica ainda não foi publicado, mas é esperado após o próximo Campeonato que decorrerá em Brasília, em 12 de abril de 2026.
No Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipas, realizado em Antalya, Turquia, a estafeta mista foi introduzida pela primeira vez e será repetida em Brasília. Esta foi a primeira vez que o evento fez parte de um Campeonato Mundial e também serviu como evento classificativo para os JO de Paris, onde foram concedidas vagas olímpicas às 22 melhores equipas.
Até 2028, a maratona e a meia maratona passarão a fazer parte do programa do Campeonato Mundial, substituindo as tradicionais provas de 20 km e 50 km.