Qualificaram-se na maratona, 110 homens e 103 mulheres
Terminou em 31 de Maio o período de qualificação para as maratonas e os 50 km marcha. A ferramenta Caminho para os Jogos Olímpicos no site do World Athletics mostra quais os atletas – sujeitos a serem oficialmente selecionados pelo seu Comité Olímpico nacional – que se classificaram para competir nestas disciplinas em Tóquio.
Na maratona, os atletas podiam-se classificar através dos mínimos (2:11:30 para os homens e 2:29:30 para as mulheres) ou ficando entre os dez primeiros no Campeonato Mundial de Atletismo Doha 2019 ou nas maratonas Platinum Label, ou entre os cinco primeiros nas maratonas Gold Label.
Ambas as maratonas tiveram como meta o número de 80 atletas, mas um número maior deles cumpriu os critérios de qualificação e vai competir em Sapporo, sede dos eventos olímpicos de estrada. Em masculinos, classificaram-se 110 atletas (máximo de três por nação) e em femininos, 103.
Nos 50 km marcha, os mínimos são de 3h50m00s. A meta é de 60 atletas (máximo de três por nação) e 38 atletas conseguiram o mínimo, deixando 22 vagas para os atletas que se classificam pelo ranking mundial.
A ferramenta Road to Tokyo, mostra todos os atletas qualificados em negrito da seguinte forma:
– Qualificados por mínimos
– Qualificados por competição designada (apenas maratona)
– Na cota do ranking mundial (apenas 50 km marcha)
– Vaga de universalidade aceita
A ferramenta Road to Tokyo identifica os três primeiros qualificados por país, mas qualquer atleta qualificado pode ser selecionado dentro do limite de três por país.
Os atletas da Coreia do Norte não estão incluídos, pois este país confirmou que não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Os atletas das outras disciplinas têm até 29 de Junho para atingir o mínimo de qualificação ou uma posição suficiente elevada no ranking mundial para conseguir um lugar dentro da quota.