A CEO da Agência Antidoping do Quénia, Sarah Shibutse, anunciou que mais de 50 atletas serão suspensos no final do mês por violação das regras antidoping. Ela disse que o incremento das medidas antidoping está a resultar mas que há alguns atletas que receosos do maior controlo antidoping, decidiram parar.
“No final deste mês, sancionaremos vários atletas, é parte da nossa estratégia no combate ao vício enquanto nos preparamos para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Queremos enviar atletas limpos para as Olimpíadas para evitar a vergonha que o país recebeu nos últimos campeonatos importantes”, disse Shibutse.
Ela também alertou os atletas que fogem dos agentes de controle do doping, uma vez que eles serão sancionados por não fornecerem as amostras. “Agora estamos a conhecer os dados deles. Estamos coletando informações sobre os seus centros de treino, os seus treinadores e dirigentes”, disse ela.
“A repressão visa prender atletas que se esquivam do pessoal antidoping em testes massivos. Recomendaremos o encerramento e a sanção de alguns campos de treino após a conclusão de uma investigação em andamento.”
“Para garantirmos o sucesso nesta jornada, estamos a colaborar com os anciãos da comunidade e com a administração do governo nacional”, disse ela.