A Agência Mundial Antidopagem (WADA) suspendeu a acreditação do único laboratório antidopagem de África. O Laboratório de Bloemfontein, na África do Sul, está suspenso por múltiplas não conformidades, que não estão de acordo com os padrões da WADA.
A WADA anunciou que suspendeu a credencial a partir de 1 de março e por um período até seis meses. O laboratório de Bloemfontein foi colocado sob restrições em setembro de 2023, enquanto outras atividades antidoping foram autorizadas a continuar.
“A suspensão proíbe o laboratório de realizar quaisquer atividades antidoping, incluindo a análise de amostras de urina e sangue, com exceção das análises relacionadas ao módulo hematológico do Passaporte Biológico do Atleta”, afirmou o comunicado de imprensa da WADA.
O laboratório poderá solicitar a reintegração depois de demonstrar que foram resolvidas todas as não conformidades identificadas.
“Tal visa garantir a alta qualidade contínua da análise das amostras, o que também ajudará a manter a confiança dos atletas no processo e no sistema antidoping como um todo”, concluiu a WADA.