Ajla Del Ponte e Jason Joseph foram eleitos Atletas Suíços do Ano na Gala do Atletismo Suíço.
Del Ponte foi eleita pelo segundo ano consecutivo por unanimidade pelo júri de especialistas. A atleta suíça sagrou-se campeã europeia de pista coberta dos 60 metros em Torun, com 7,03 s.
O seu tempo foi o mais rápido do mundo em 2021 e a sua vantagem de 21 centésimos em relação à segunda classificada, também foi a maior da história do Campeonato Europeu.
A atleta apanhou depois o covid-19 mas conseguiu recuperar e ser finalista olímpica nos 100 metros, baixando por cinco vezes dos 11 segundos, fixando o recorde nacional em 10,90. Nos 200 metros, melhorou o seu melhor registo para 22,38.
Del Ponte tem sido uma peça importante da estafeta 4×100 m, que também foi agora reconhecida como a Equipa do Ano. A Suíça terminou em quarto lugar na final da estafeta 4×100 m dos JO de Tóquio, com um recorde nacional de 42,05.
No lado masculino, Jason Joseph foi eleito o Atleta Suíço do Ano. Ele não conseguiu apurar-se para a final olímpica mas terminou o ano como o europeu mais rápido, com um recorde suíço de 13,12 em La-Chaux-de-Fonds.
Ainda na mesma Gala, Ditaji Kambundji, foi coroado Jovem Atleta do Ano.