O lituano Aleksandr Sorokin falhou no passado fim de semana, a tentativa de bater o seu recorde mundial das 24 horas, numa prova disputada na sua cidade natal, Vilnius.
O atual recorde mundial de Sorokin é de 319,6 km e ele pretendia ser o primeiro a correr 322 km, o equivalente a 200 milhas.
Para conseguir esse feito, ele precisava de manter um ritmo de 4m28s por quilómetro sem parar. Depois de oito horas de prova, ele ainda estava adiantado 25 minutos ao recorde, mas desistiu ao chegar às 12 horas de prova.
Sorokin compartilhou a sua experiência nas redes sociais, expressando a sua deceção por não ter alcançado o seu objetivo: “Tentei correr 24 horas, mas não consegui. O meu corpo não me permitia continuar a correr. Lamento a todos”.Acabou por completar 165,21 km em 12h12m07s, a um ritmo médio de 4m26s por quilómetro.
Numa entrevista dada em 2022 ao New York Times, Sorokin descreveu as horas finais da prova de 24 horas como pura tortura, onde o tempo parece desacelerar e cada volta parece mais longa do que a anterior.
Apesar de não ter alcançado agora o seu objetivo, Sorokin continua a ser uma figura lendária no mundo da ultramaratona. Para além do recorde mundial das 24 horas, ele detém também os recordes mundiais dos 100 km, 100 milhas, seis horas e 12 horas.