O governo alemão anunciou que vai vacinar “na hora certa” a delegação nacional que vai estar presente nos JO de Tóquio. Um porta-voz do Ministério do Interior alemão garantiu em entrevista coletiva que, para evitar riscos para os atletas e toda a equipa que os vão acompanhar, todos os membros da delegação alemã serão devidamente vacinados.
O Conselho de Ministros “vê bem” enviar os atletas a Tóquio, acrescentou o porta-voz, representando um voto de confiança no governo japonês, que se comprometeu a receber uns Jogos Olímpicos seguros, apesar da pandemia global.
Vacinação recomendada para Tóquio
Espera-se que a maior parte dos países possam ter os seus atletas olímpicos vacinados antes dos Jogos. A Hungria já começou a vacinar os seus atletas em Fevereiro. A Espanha prepara a vacinação dos seus atletas em Maio.
O COI comprou vacinas chinesas da Sinovac e da Sinopharm para vacinar atletas de países que não possam ser vacinados nos seus países, embora o Japão as tenha rejeitado. O COI não exige que os atletas e técnicos cheguem vacinados ao Japão, embora o recomende. Em Portugal, o Governo ainda não decidiu quando é que os atletas olímpicos serão vacinados.