O ex-capitão da Rússia, Alexey Smertin, foi filmado a fazer malabarismo com uma bola de futebol na superfície gelada de um vasto lago na Sibéria, um dia antes de vencer uma das maratonas mais difíceis do mundo. O ex-jogador, agora com 45 anos, mostrou que ainda possui algumas das amplas habilidades que o levaram ao Campeonato Mundial de 2002 e ao Europeu de 2004.
Habitualmente classificada como uma das corridas mais difíceis e extremas do mundo por muitos de meios de comunicação e revistas da especialidade, a maratona está integrada num festival desportivo mais amplo na região, numa superfície altamente incomum que testa os corredores até os seus limites.
Pequenos “montes” de entulho de gelo cobrem fontes geotérmicas ao longo do percurso, com atividade sísmica. O percurso plano é duro e irregular, com áreas de gelo altamente polido que são descritas como semelhantes a uma pista de gelo, prejudicadas pelo potencial de ventos fortes e frio ultra desafiador.
A Organização descreveu a prova como “psicológica e fisicamente exigente” , explicando que “É um caminho longo, frio e solitário através da paisagem branca e árida, onde o progresso só é marcado por postos de controle a 5 km de distância“.
“No entanto, muitos dos que já correram a Maratona de Gelo do Baikal regressam, alguns continuam a regressar.” Caso Smertin regresse no próximo ano, o vencedor da Premier League de 2005 é o homem a ser batido. Quase 22 anos depois de ter sido o Futebolista Russo do Ano, ele venceu a prova em menos de três horas e meia.