Já está definida a lista dos finalistas a Atleta Europeu do Ano e dela não constam os portugueses Pedro Pichardo e Patrícia Mamona, incluídos na lista inicial.
A lista final inclui os Atletas Europeus de 2019, Mariya Lasitskene e Karsten Warholm, que conquistaram medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e troféus na final da Liga Diamante em Zurique.
A lista final foi determinada por um processo de votação que incluiu os fãs nas redes sociais, Federações Membros, imprensa e um painel de especialistas em Atletismo Europeu. Cada secção valia 25 por cento dos votos.
Sifan Hassan
Sifan Hassan ficou à beira de ganhar três medalhas de ouro individuais nos mesmos Jogos Olímpicos. Ela sagrou-se campeã olímpica dos 5000 e 10.000 m e foi medalha de bronze nos 1.50 m.
Antes dos Jogos Olímpicos, a atleta holandesa bateu em Hengelo o recorde mundial dos 10.000 m com 29.06,82, marca que foi batida na mesma pista apenas dois dias depois
por Letesenbet Gidey.
Mariya Lasitskene
Mariya Lasitskene ganhou vários títulos mundiais e europeus, tanto em pista coberta como ao ar livre mas faltava-lhe uma medalha olímpica. Obteve-a em Tóquio com um salto a 2,04 que lhe valeu o título.
Lasitskene, que foi a Atleta Europeu do Ano de 2019, saltou depois 2,05 m na final da Liga Diamante em Zurique.
Anita Wlodarczyk
A polaca Anita Wlodarczyk, detentora do recorde mundial, fez história nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao tornar-se a primeira atleta a ganhar três medalhas de ouro consecutivas no mesmo evento, com 78,48 m, a sua melhor marca nos últimos três anos.
Armand Duplantis
O sueco não bateu o seu recorde mundial de 6,18 m, algumas vezes por muito , mas conseguiu ultrapassar a fasquia dos 6 metros ou mais por 12 vezes.
Duplantis venceu todas as grandes competições como os Jogos Olímpicos com 6,02 m e a final da Liga Diamante em Zurique com 6,06 m.
Lamont Marcell Jacobs
O italiano foi a grande figura em destaque nos 100 m ao vencer a final dos JO de Tóquio com 9,80, depois de ter batido o recorde europeu com 9,83 s na meia-final. Depois, ainda arrecadou o ouro na estafeta 4×4100 m.
Antes, tinha conquistado a medalha de ouro dos 60 m com 6,47 no Europeu de pista coberta em Torun.
Karsten Warholm
Karsten Warholm, de 25 anos, foi uma das grandes figuras em destaque neste ano. Bateu no Meeting de Bislett em Oslo, o recorde mundial dos 400 m barreiras que pertencia ao norte-americano Kevin Young com 46,70 s, marca superada depois em Tóquio com 45,94.
Pela terceira época consecutiva, Warholm teve uma campanha invicta nos 400 m barreiras. Ele também obteve vitórias notáveis no Mónaco e Berlim, bem como em Zurique na final da Liga Diamante.