O vídeo da prova de Julia Hawkins é imperdível!
A norte-americana Julia “Hurricane” Hawkins, de 105 anos, bateu o recorde mundial dos 100 m nos Jogos da Louisiana Sénior. Mas ela não ficou muito satisfeita com o tempo gasto.
“Foi maravilhoso ver tantos familiares e amigos. Mas eu queria fazer isto em menos de um minuto ”, disse ela após a prova, onde registou o tempo de 1.02,95, um recorde feminino no escalão de + 105 anos. Quando alguém apontou que 102 é menor do que a sua idade e perguntou se isso a fazia sentir-se melhor, Hawkins respondeu: “Não”.
A professora reformada começou a competir nos Jogos Nacionais Sénior aos 80 anos, especializando-se no contra-relógio do ciclismo, onde ganhou várias medalhas de ouro. Ela deixou o ciclismo, dizendo que “não sobrou ninguém da minha idade para competir”.
Quando ela completou 100 anos, começou a correr. Em 2017, ela estabeleceu o recorde mundial dos 100 m femininos no escalão de + 100 anos com o tempo de 39,62s. Quando o seu recorde foi batido em Setembro por Diane Friedman, Hawkins decidiu competir no seu novo escalão etário.
“Amo correr e adoro ser uma inspiração para os outros”, disse Hawkins no domingo passado. “Quero continuar a correr o máximo que puder. A minha mensagem para os outros é que devemos permanecer ativos se quisermos ser saudáveis e felizes, à medida que envelhecemos”.
Este ano, foram batidos vários recordes dos 100 m em vários escalões. Em Agosto, o japonês Hiroo Tanaka, correu em 16,69, estabelecendo o recorde masculino no escalão + 90 anos. Na competição feminina, a australiana Julie Brims bateu o recorde de + 55 anos com o tempo de 12,24s, enquanto a norte-americana Kathy Bergen gastou 16,26 no escalão + 80 anos. Bergen também bateu os recordes do seu escalão no salto em altura, 60 m e 200 m.