O Salão Nobre da Alfândega do Porto recebeu esta manhã a apresentação em Conferência de Imprensa da 11ª edição da Meia Maratona do Porto Sport Zone que se realiza no próximo domingo dia 17.
Nesta apresentação, foram divulgadas diversas informações acerca da prova que une as duas cidades da margem da foz do rio Douro, Porto e Vila Nova de Gaia.
Live Tracking
Jorge Teixeira, diretor da prova, revelou a grande novidade da edição deste ano, o serviço de Live Tracking nos 21 km, que permite fazer o acompanhamento em tempo real dos atletas durante a prova. Basta aceder ao site meiamaratonadoporto.com, através de um computador, smartphone ou tablet. Ao pesquisar o nº do dorsal ou o nome, pode localizar-se o progresso de um atleta, familiar ou amigo, ao longo do percurso da Meia Maratona do Porto Sport Zone, permitindo ainda a partilha automática da evolução no percurso nas redes sociais. Este serviço é totalmente grátis para o utilizador.
Jorge Vieira, da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), referenciou que o atletismo está em crise e que este evento permite manter os níveis de qualidade da modalidade em Portugal.
Vítor Dias, do Instituto Português do Desporto e Juventude, deu destaque à elevada quantidade de atletas, portugueses e estrangeiros, que o evento mobiliza. Do ponto de vista simbólico, Vítor Dias referenciou que a Meia Maratona do Porto Sport Zone vai ser o tiro de partida para a Semana Europeia do Desporto.
A elite nacional que correrá no domingo também compareceu à Conferência de Imprensa. Sara Moreira, Catarina Ribeiro, Salomé Rocha, Rui Pedro Silva, José Moreira e Daniel Pinheiro marcaram presença.
Entre os atletas estrangeiros presentes, merecem destaque os quenianos Mathew Kipkoech Kisorio e Emmanuel Mutai, quarto melhor tempo do mundo na Maratona.
A partida da prova será às 10h, na Av. Paiva Couceiro (por baixo da Ponte do Freixo) e meta no Jardim do Cálem (Fluvial)