Nada menos de 70 clubes masculinos e 54 femininos (124 no total) estão inscritos para participar este fim-de-semana na fase de apuramento do Campeonato Nacional de Clubes, número a que haverá que juntar os automaticamente apurados Benfica (masculinos) e Sporting (femininos), campeões nacionais em 2020. Estes números fazem prever um novo recorde clubes classificados, já que, apesar das sempre existentes faltas e não qualificações, a diferença face ao recorde de 2013 é apreciável: classificaram-se então 47 equipas masculinas e 31 femininos (78 ao todo). Há dois anos (2019), os números foram próximos: 44+31=75. Em 2020, devido à pandemia, os campeonatos foram atípicos.
As provas deste ano, sábado à tarde e domingo de manhã, decorrerão em seis diferentes pistas: Guimarães (24 clubes), Vagos (20), Torres Vedras (22), Faro (7), Madeira (2) e Ponta Delgada (1).
O Porto será a Associação mais representada, com 13 equipas masculinas e 12 femininas, seguido de Aveiro (7+6), Setúbal (7+5) e Algarve (6+4). Lisboa terá apenas sete equipas (5+2), a que se poderão acrescentar os dispensados campeões nacionais (somaria 9). Ao invés, Bragança, Portalegre e as açorianas Terceira e Faial não se farão representar; Beja só tem uma equipa (masculina); e Vila Real, Viseu e S. Miguel só apresentarão duas equipas e ambas do mesmo clube (masculina e feminina). Considerando apenas o Continente (114 equipas), os nove distritos do litoral somam 91 (praticamente 80%) e as nove do interior apenas 23 (20,2%)…
As equipas masculina do Sporting e feminina do Benfica alinharão em Torres Vedras, a J. Vidigalense em Vagos e o SC Braga em Guimarães.
As finais das I, II e III Divisões terão lugar a 3 e 4 de julho, uma semana após o Campeonato de Portugal. Este terá lugar em Lisboa; as I e II Divisões em Guimarães e a III em pista ainda a definir.