A Aquarunning é uma modalidade que surgiu há anos na Europa e Estados Unidos. Trata-se de correr debaixo de água (o corpo, já que a cabeça permanece à superfície). A ideia é não tocar o solo para não ter ponto de apoio. Tecnicamente, não estaríamos correndo, mas nadando. Nesta modalidade, o atleta realiza muitos movimentos musculares relacionados com a corrida.
O fundamental dessa prática desportiva é que, como a água oferece uma resistência permanente e homogénea ao redor do corpo, quanto mais força fizermos, maior será a resistência. O nosso desenvolvimento muscular e a queima de calorias também serão maiores. Outro dos benefícios do Aquarunning é a ausência de impacto a que nos submetemos quando corremos no asfalto, por exemplo.
São recomendadas sessões breves, de trinta a quarenta minutos. É importante levar em consideração a preparação do atleta, caso seja iniciante, a duração deve ser pequena até que a pessoa se sinta preparada para aumentar o tempo.
É importante lembrar que não vai ser fácil encontrar caminhos livres em piscinas populares ou em clubes para realizar esta atividade. Além disso, é necessária a utilização de uma boia específica que deve ficar presa ao redor da cintura para a flutuação na posição vertical.