Agora a residir em Estocolmo, o que lhe dará um acesso mais fácil às competições europeias, Armand Duplantis já definiu as suas primeiras provas desta época em pista coberta. Serão em Karlsruhe em 28 de Janeiro, em Uppsala (arredores de Estocolmo) em 6 de Fevereiro e em Birmingham em 19 de Fevereiro
Em Uppsala, Duplantis vai defrontar dois medalhados no Mundial de Doha 2019, o bicampeão mundial Sam Kendricks e o polaco Piotr Lisek. Ainda o medalhado de prata olímpico Chris Nilsen, o saltador de seis metros KC Lightfoot e o quarto classificado nos JO de Tóquio, o grego Emmanouil Karalis.
Mas os grandes objetivos de Duplantis para 2022 passam pela conquista de dois títulos. O primeiro já no Mundial de Pista Coberta de Belgrado. “O objetivo é vencer tudo e, esperamos, continuar a fazê-lo no futuro”, disse Duplantis. Quero ser o maior saltador com vara de todos os tempos, é isso que me dá motivação”.
“O meu treino foi bom”, acrescentou. “Estou mais forte e mais rápido. E não tive nenhum contratempo com lesões ou doenças. Esta é a coisa mais importante durante o período de treino. Às vezes, fico um pouco dolorido, mas isso faz parte do salto com vara.”
O outro grande objetivo passa pelo título no Mundial ao Ar Livre em Eugene, no próximo verão.“Eu nunca ganhei o Campeonato Mundial, então esse é meu maior objetivo para 2022”, disse ele.
Duplantis, de 22 anos, pensa ainda no recorde mundial que lhe pertence com 6,18 m. “Vou tentar o recorde mundial sempre que tiver a chance”, disse Duplantis, que tentou o recorde mundial de 6,19 m em 12 das suas competições em 2021. “Estou em boa forma, então parece que poderá vir a qualquer momento. É hora de fazer 6,19 m, mas 6,20 m parece um objetivo maior. Também soa melho”.
Em 2021, ele conquistou 15 vitórias e saltou 14 vezes acima de seis metros entre Janeiro e Setembro. Nenhum outro saltador na história, nem mesmo o lendário Sergey Bubka, conseguiu tantos saltos de seis metros numa única época.