Mais uma grande proeza de Armand Duplantis no Alll Star em Clermont-Ferrand. O sueco esteve imparável ao saltar 6,22 m, novo recorde mundial.
Já campeão mundial e olímpico, o sueco Armand Duplantis voltou a superar, por um centímetro, o seu próprio recorde mundial estabelecido o ano passado no Mundial de Eugene.
“Não tenho mais palavras… É incrível. Nem me lembro bem dos últimos minutos, nem mesmo do último salto”, disse ele no final.
Duplantis começou a sua competição a 5,71 m, seguiu-se 5,81 m sempre à primeira e depois, 5,91 à segunda tentativa. Depois de garantir a vitória com um salto a 6,01 m, ele mandou colocar a fasquia a 6,22. A primeira tentativa não ficou longe. O público começou a acreditar e não calou o seu entusiasmo com a terceira tentativa bem sucedida. O organizador do evento, o francês Renaud Lavillenie, correu logo para se juntar e parabenizar o sueco.
Este foi o sexto recorde mundial da sua carreira. Na sua carreira, Duplantis já saltou um total de 60 vezes igual ou acima dos seis metros
Ele encerrou a sua época de pista coberta com quatro vitórias e quatro competições com mais de 6,00 m: 6,10 m em Uppsala, 6,06 m em Dusseldorf, 6,01 m em Lievin e 6,22 m em Clermont-Ferrand.
A seguir a Duplantis, ficaram o australiano Kurtis Marschall e o neerlandês Menno Vloon com 5,91 m.
Em femininos, venceu a checa Amalie Svabikova, de 23 anos, com 4,66 m.