Armand Duplantis vai estar presente no Meeting de Gateshead que se disputa no próximo dia 23, o primeiro da Liga Diamante em 2021. O sueco vai enfrentar o norte-americano Sam Kendricks e o polaco Piotr Lisek, três varistas terminaram no pódio do último Mundial de Doha, com Kendricks a vencer.
Há pouco mais de um ano, Duplantis esteve presente no meeting de pista coberta em Glasgow, tendo batido o recorde mundial com 6,18 m. Agora, o sueco disse: “Estou extremamente animado para voltar ao Reino Unido para competir este mês no Muller Grand Prix Gateshead. Tenho ótimas lembranças do salto no Reino Unido. O meu primeiro Campeonato Mundial foi em Londres há quatro anos e eu bati o recorde mundial de 6,18 m em Glasgow há pouco mais de um ano”.
E acrescentou: “Ouvi dizer que o recorde mundial feminino do alto com vara foi batido algumas vezes em Gateshead ao longo dos anos. Então, se tivermos boas condições, espero que possamos superar algumas boas alturas. O apoio é sempre bom nos meetings britânicos e é mais um evento importante no caminho para Tóquio”.
Efetivamente, a checa Daniela Bartova bateu o recorde mundial em Gateshead com 4,14 m em 1995. Depois, Yelena Isinbayeva estabeleceu dois recordes com 4,82 em 2003 e 4,87 em 2004.
Em princípio, Gateshead deverá ter espetadores nas bancadas.