Armand Duplantis foi eleito aos 22 anos, Desportista Sueco do Ano pela terceira vez no Swedish Sports Awards.
Em 2021, Duplantis conquistou as medalhas de ouro no Europeu de Pista Coberta e nos JO de Pequim. Nas 17 vezes em que competiu, ele ultrapassou os seis metros ou mais em 12 vezes.
Nesta eleição, Duplantis teve a concorrência do também campeão olímpico Daniel Stahl, vencedor do lançamento do disco em Tóquio, do campeão olímpico de hipismo Peder Fredricson e do campeão mundial de patinação de velocidade Nils van der Poel.
“Primeiro, quero agradecer ao povo sueco. Ele significa muito para mim. Todos me apoiaram muito e eu sou muito grato. Eu quero deixá-lo orgulhoso. E continuarei a fazê-lo.
“Em 2021, o meu maior objetivo era levar o ouro olímpico. Representar a Suécia foi uma honra e estou muito feliz por ter conseguido vencer para vocês”, disse Duplantis, que também homenageou os seus pais Greg e Helena, que também são os seus treinadores. “Quero agradecer à minha mãe e ao meu pai. Eles são os melhores e têm sido desde o início.”
O prémio de Treinador do Ano foi para Vesteinn Hafsteinsson, que treinou Stahl e Simon Pettersson, que conquistaram medalhas de ouro e prata no lançamento do disco nos JO de Tóquio. O seu grupo de atletas também inclui Fanny Roos, que conquistou a prata no lançamento do peso no Campeonato Europeu de Pista Coberta.
Maja Askag também foi nomeada Atleta Jovem do Ano em todas as modalidades, após a sua época de estreia, que a levou a conquistar os títulos do salto em comprimento e triplo salto no Campeonato Europeu Sub-20 de Atletismo em Tallinn e um mês depois, no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo em Nairobi.