Os recordistas mundiais Joshua Cheptegei, Armand Duplantis e Brigid Kosgei estão entre os nomeados para o Laureus World Sports Awards.
Devido à pandemia global, os Prémios Laureus não serão apresentados numa cerimónia aberta, sendo anunciados em Maio numa cerimónia virtual.
Cheptegei estabeleceu três recordes mundiais em 2020. O ugandês bateu o recorde dos 5 km estrada com 12m51s em Fevereiro do ano passado; depois bateu no meeting do Mónaco, o dos 5.000 m na pista com 12.35,36 e depois, o dos 10.000 m na pista em Valência com 26m11s.
“Estou muito honrado por ser nomeado para o Laureus World Sports Awards”, disse Cheptegei. “Fico orgulhoso de saber que as minhas performances estão a ser apreciadas, não apenas no atletismo, mas também no mundo do desporto em geral. É um grande privilégio ser indicado entre as personalidades da modalidade que respeito, tanto pelas suas atuações como por inspirar as pessoas ao redor do mundo ”.
Duplantis esteve invicto em 2020. O sueco estabeleceu um novo recorde mundial na vara com 6,17 m em Torun em Fevereiro, e acrescentou depois mais um centímetro à marca, uma semana depois em Glasgow. No final do ano, ele saltou 6,15 m em Roma – o maior salto ao ar livre da história.
“Mondo tem um excelente pedigree e ouvimos falar dele desde os 16 ou 17 anos”, disse o campeão olímpico Michael Johnson, membro da Laureus Academy. “Ele é um atleta incrível, já detentor do recorde mundial e é muito jovem. Ele lembra-me muito o meu colega membro da Academia, Sergey Bubka, que foi tão dominante durante toda a sua carreira. Acho que o Duplantis tem o mesmo potencial para dominar ”.
Outros nomes indicados em masculinos para o Prémio Laureus de Desportista Mundial do Ano incluem o campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, o tenista espanhol Rafael Nadal, o basquetebolista da NBA LeBron James do Los Angeles Lakers e o jogador de futebol Robert Lewandowski.
Brigid Kosgei correu apenas três vezes em 2020, mas a atleta queniana defendeu com sucesso o seu título da Maratona de Londres com 2h18m58s, com uma vantagem de mais de três minutos.
“Brigid é muito consistente”, disse Johnson sobre Kosgei. “Todo a gente conhece as suas atuações. Foi muito desafiador sair no ano passado e produzir grandes apresentações ”.
Os outros nomes indicados em femininos para o Prémio Laureus são a tenista Naomi Osaka, a ciclista de estrada, a holandesa Anna van der Breggen, a esquiadora italiana Federica Brignone, a futebolista francesa Wendie Renard e a jogadora de basquetebol Breanna Stewart.