Recordista mundial do salto com vara com 6,27 m, marca obtida em fevereiro deste ano, o sueco Armand Duplantis, de 25 anos, sabe que essa marca pode ser superada a qualquer momento. Afinal, os últimos 11 recordes mundiais foram batidos por ele, acrescentando um centímetro de cada vez ao anterior recorde.
“Acho que sonho com a marca de 6,40 m, mas eu não penso muito nisso. Agora, estou muito perto da marca de 6,30, espero conseguir em breve, quem sabe, quebrar essa barreira este ano, acho que essa é a meta do momento. Depois, eu vejo o quanto serei capaz de saltar mais alto, mas não fico fixado em nada. Eu gosto de estar no presente e gosto de ser a melhor pessoa ano, após ano. Eu faço as minhas estratégias por ano, não penso tanto no futuro. Veremos”, disse ele.
Duplantis segue os mesmos passos do ucraniano Sergey Bubka. Detentor do recorde mundial durante 26 anos com 6,14 m, Bubka superou por 35 vezes o seu próprio recorde mundial durante a carreira (17 ao ar livre e 18 em pista coberta).
Armand Duplantis também falou da importância de treinar velocidade, uma das suas melhores características. Ele correu os 100 m em 10,37 numa prova oficial no ano passado. “Com 10.37 eu seria top 3 na Suécia. Eu acho que a velocidade é extremamente importante para os saltadores e subestimada por muitos, mas espero ver num futuro próximo, os saltadores colocando treinos de velocidade e acho que tento exemplificar o quão importante é para o salto com vara”.