Vencedor em 10,37 (+0,1 m/s) dos 100 m de exibição, o sueco Armand Duplantis derrotou o seu amigo norueguês Karsten Warholm que fez 10,47 na noite de ontem, em Zurique.
Menos de duas semanas depois de melhorar o seu próprio recorde mundial do salto com vara em Chorzow, Duplantis teve um desafio diferente. O sueco venceu o duelo amistoso entre ele e o recordista mundial dos 400 m barreiras, Karsten Warholm.
No ano passado, na véspera do Meeting do Mónaco, Duplantis e Warholm fizeram uma pequena sessão conjunta de sprint no estádio Louis-II, o que lhes deu uma ideia engraçada: desafiarem-se um ao outro nos 100 m, por diversão e para agitar um pouco a modalidade. Os dois recordistas mundiais voltaram a falar sobre isso entre si, depois em voz alta na conferência de imprensa no Meeting de Zurique, ainda em 2023. Patrocinadores comuns e uma vontade real de saber quem era o mais rápido nos 100 m, fizeram o resto. O desafio foi agendado para ontem à noite, no Estádio de Letzigrund, como prelúdio ao meeting da Liga Diamante de hoje, onde os dois escandinavos retomarão as suas provas prediletas, salto com vara e 400 m barreiras.
Diante de cerca de 2.500 espetadores sentados em linha reta e que pagaram até 100 francos suíços (106 euros), a noite começou com diversas atividades durante uma hora, incluindo break e corridas juvenis. Então, com mais de vinte minutos de atraso em relação ao horário previsto, os dois amigos chegaram à pista, num ambiente que imitava uma luta de boxe, incluindo shows de luzes e roupões.
Colocados nos corredores 5 e 6, Duplantis e Warholm correram finalmente. O sueco partiu melhor e nunca deixou o norueguês chegar-se a ele. Ambos, bateram os seus recordes pessoais. No final, Duplantis disse:“Estou muito satisfeito com a noite. Agora, Karsten tem de admitir que estou a correr mais rápido”. Com fair play, Warholm deu os parabéns ao vencedor: “ Parabéns ao Mondo, devo admitir que ele saiu realmente muito rápido saiu na partida”.