O atletismo é uma das modalidades mais populares movimentando muito dinheiro. Muitas atletas têm conseguido grandes feitos, dos Campeonatos Mundiais aos Jogos Olímpicos, que as colocaram no centro das atenções e atraíram acordos de patrocínio lucrativos e oportunidades empresariais que as colocaram entre algumas das pessoas que mais lucraram na modalidade.
Neste artigo, a Pulse Sports analisa as cinco atletas mais ricas da modalidade.
1ª Shelly-Ann Fraser-Pryce – 5 milhões de dólares
A rainha jamaicana do sprint é uma das atletas mais ricas, graças ao seu trabalho árduo dentro e fora da pista. Ela tem sido sem dúvida, uma das maiores e mais consistentes sprinters mundiais.
Ao longo dos anos como atleta, Shelly-Ann Fraser-Pryce garantiu uma elevada conta bancária. A dez vezes campeã mundial assinou grandes acordos com empresas como a Nike, Richard Mile, Afimi e Digicel e também é dona do seu próprio salão de cabeleireiro, Chic Hair Ja, em Kingston, Jamaica.
2ª Allyson Felix – 4,5 milhões de dólares
A sprinter Allyson Felix é a atleta norte-americana mais medalhada no atletismo, graças às 11 medalhas que ganhou em cinco Jogos Olímpicos consecutivos.
Apesar de já ter abandonado a alta competição, Allyson Felix ainda está a ganhar dinheiro com marcas como Athleta e das suas próprias iniciativas de negócios. Quando atleta de alta competição, ela assinou com a Nike, o que lhe rendeu muito dinheiro.
Allyson Felix também expandiu a sua influência para além do atletismo através da sua empresa, Saysh, uma marca de sapatos que empodera mulheres.
3ª Sha’Carri Richardson – 4 milhões de dólares
Com um estilo único, Sha’Carri Richardson tem tudo o que uma sprinter de sucesso deve ter. Apesar de correr há poucos anos, a rainha do sprint norte-americano acumulou riqueza através dos patrocínios e seu sucesso na modalidade.
Este ano foi extremamente bem-sucedido para Sha’Carri Richardson fora das pistas, pois ela conseguiu trabalhar com marcas como a Nike, Beats by Dre, Android, Oikos, Olay e Sprite. Ela também alcançou grandes resultados nas pistas, ganhando uma medalha de prata nos 100 m e outra de ouro na estafeta 4×100 m nos JO de Paris.
4ª Caster Semenya – 2,5 milhões de dólares
A meio-fundista sul-africana destacou-se graças às suas façanhas na pista. Semenya foi duas vezes medalhada de ouro olímpica e também ganhou três medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais.
Ela tem patrocínios com a Nike, Isuzu e Discovery Vitality, entre outras marcas que lhe renderam uma grande quantia de dinheiro. Ela também lançou o seu próprio livro, The Race To Be Myself, e está certamente também a ter receitas com isso.
5ª Dina Asher-Smith – 2,5 milhões de dólares
A sprinter britânica é uma das atletas mais populares do mundo e também está entre as atletas mais ricas do atletismo. A ex-campeã mundial dos 200 m pode até ter um património líquido de mais de 2,5 milhões de dólares, mas a maioria das fontes afirma que o seu património líquido anda à volta desse valor.
Dina Asher-Smith não ganha muito com o atletismo, mas ser uma estrela do atletismo e modelo, tem-lhe dado bons rendimentos. Ela tem parcerias com a Nike, Hublot, Eurosport, PureGym e Müller UK & Ireland.