A Associação Cultural Sambrasense foi fundada em 1999 e está localizada em S. Brás de Alportel. Andreia Ramos é a presidente do clube que tem cerca de 100 sócios e 60 atletas, muitos deles, campeões regionais. O orçamento ronda os 3.500 euros anuais.
Mora em São Brás de Alportel a Associação Cultural Sambrasense, fundada em 1999. A sua fundação está ligada à “formação de jovens e a contínua sensibilização para a necessidade do seu afastamento dos grandes flagelos sociais, fornecendo alternativas de ordem cultural, social, desportiva e recreativa”.
Andreia Ramos é a presidente do clube que tem cerca de cem sócios que pagam uma quota anual de apenas seis euros. Se for atleta do clube, o valor sobe para 25 euros.
A Associação Cultural Sambrasense tem a sua sede e três Secções em funcionamento: a de Atletismo, a Escola de Música e o Grupo de Acordeonistas.
Da “Equipa Finicrédito” à Associação Cultural Sambrasense
A Secção de Atletismo foi criada em Março de 2011, filiando-se na Associação de Atletismo do Algarve. No entanto o grupo já existia, com amigos que gostavam de correr e que se juntaram desde 1993, então com o nome de “Supermercados Horta” e terminando com a “Equipa Finicrédito”, sempre liderada por Leonel Cristina.
Celso Brito, então atleta recente da “Equipa Finicrédito”, sabendo de algumas lacunas que tinha a equipa e de que em São Brás não existia nada do género, tomou então a decisão de fundar e oficializar uma equipa de atletismo em São Brás de Alportel através da Associação Cultural Sambrasense.
Quando esse passo foi dado, a Equipa de Atletismo da ACS tornou-se mais um clube de atletismo do Algarve, com Celso Brito a assumir o total comando desta como dirigente desportivo e diretor de atletismo.
Secção com cerca de 60 atletas
A equipa iniciou-se com cerca de 15 atletas e conta agora, com cerca 60 atletas federados e não federados, alguns deles, campeões regionais e nacionais, de Montanha, Estrada, Corta-Mato, Pista e Meia Maratona.
Rui Costa é o treinador, embora de nem todos os atletas, com alguns a treinarem por si próprios.
O clube tem a sua página de facebook:https://www.facebook.com/associacao.cultural.sambrasense
Em destaque no corta-mato e montanha
Para Celso Brito, o clube está muito satisfeito com os resultados dos atletas, tanto a nível individual como coletivo.Sagrou-se campeão de Montanha em Masculinos, vice-campeão regional de Corta-Mato Longo em Masculinos e Femininos. E terceiro no Regional de Corta-Mato Curto Masculino.
Individualmente, conta com vários campeões regionais, como Fernando Silva, Rui Bernardo, Bruno Tita, Filomena Sabino e Fábio Mascarenhas. Vice-campeões regionais como Celso Brito, Filomena Sabino, Irina Coelho e muitos mais. Para além de inúmeras subidas ao pódio muitas competições.
Mais recentemente, Filomena Sabino sagrou-se vice-campeã nacional Masters de Meia-Maratona. Já nesta época, Celso Brito venceu os 10 km da Corrida dos Diabetes em Vilamoura, os 13 km do 6º Trail de Alte e os 26 km do Trail Longo de Monchique.
O veterano Fernando Silva é outro nome a merecer particular destaque, ex-atleta do Maratona Clube de Portugal e com um rico curriculum desenvolvido mais à frente.
A equipa já conquistou muitas centenas de troféus a nível individual e coletiva.
Associação Cultural Sambrasense
Concelho: S. Brás de Alportel
Ano fundação: 1999
Presidente: Andreia Ramos
Sócios: 100
Atletas: 60 federados e não federados
Técnicos: 1
Orçamento: 3.500 euros
Objetivos para esta época
Para Celso Brito, os objetivos coletivos para esta época passam por serem campeões regionais de montanha, de corta-mato curto, corta-mato longo e estrada.
9ª edição da Corrida ACS
Logo na criação da Secção de Atletismo e de modo a incentivar o desporto no concelho, realizou-se a 1ª edição da Corrida da ACS. Suspensa por dois anos devido à pandemia, vai regressar já neste dia 4 na sua 9ª edição. Até agora, a prova tem contado sempre com cerca de 300/400 participantes. A “Corrida ACS” prima sempre pela originalidade dos troféus artesanais em cortiça, sendo já uma prova de referência no calendário desportivo do Algarve.
Orçamento anual de cerca de 3.500 euros
O orçamento anual ronda os 3.500 euros, podendo variar no caso de ser necessário adquirir ou renovar os equipamentos.
A Associação Cultural Sambrasense conta com subsídios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. Ainda de privados, nomeadamente da REMOTEPROS, Grupo Rolear. Os subsídios angariados mais as quotas dos atletas vão sendo suficientes para fazer face às despesas da Secção.
Os apoios aos atletas passam pelo pagamento das taxas das federações, exames médicos, inscrições e equipamentos. Tem ainda uma carrinha de nove lugares, sempre disponível para todas as provas em que tal seja necessário.
Juntar a equipa, principal dificuldade
Para Celso Brito, a principal dificuldade da Secção passa por “conseguir juntar mais vezes toda a equipa para treinar, ou mesmo, ter mais elementos a irem às provas. “Na nossa equipa, a maioria dos atletas são acima dos 30 anos, o que faz com que todos tenham vida profissional e familiar mais ativas e por vezes, o ‘hobbie’ do atletismo fica para segundo ou terceiro plano”.
Durante a fase mais aguda da pandemia, cada um treinava na sua zona sem grandes ajuntamentos. Como foi uma época sem competições, foi possível treinar mais tempo, à espera do regresso das competições.
Veteranos em destaque
Celso Brito destaca dois veteranos. O Manuel João Faísca, V70 bem conhecido nos Campeonatos de Veteranos da ANAV e que se sagrou este ano, campeão nacional Masters da Meia-Maratona, dos 10 mil metros e Corta-Mato Longo. Representou também Portugal no “Campeonato Europeu de Masters 2016”.
Também Filipe Conceição que foi o primeiro português a fazer uma maratona no Monte Evereste.
Curriculum de Fernando Silva (elaborado por Celso Brito)
Campeão de Portugal Cross Longo 2003 e 2004
Vice-Campeão de Portugal Cross Longo 2005
Campeão de Portugal Militar
3° lugar Campeonato Cross Curto 2003
Campeão Nacional de pista em Obstáculos
Campeão de Portugal por equipas Corta Mato
Campeão de Portugal por equipas Estrada
Campeão da Europa de Cross por equipas
Campeão da Europa de estrada por equipas
3° lugar no Campeonato da Europa por Portugal
5 ° lugar Campeonato do Mundo por equipas no Japão
4 ° lugar por equipas no Mundial de Maratona em Berlim
13º lugar no Mundial de Maratona em Berlim
3º lugar no Cross Internacional em Loddio
5º lugar no Cross Internacional de Lisboa
3 ° lugar na Meia Maratona de Paris
5º lugar na Maratona de Praga
3º lugar na S. Silvestre de Barcelona
3º lugar na S. Silvestre de Lisboa
3º lugar na S. Silvestre da Amadora
5º lugar na S Silvestre de Volzano
Vencedor de vários corta-matos e provas de estrada
Várias vezes Campeão regional em Braga e Viana Castelo
Recordes pessoais na pista
800 m: 1m58s
1.500 m : 3m53s
3.000 m : 8m02s
3.000 m Obstáculos: 8m49s
5.000 m: 13m53s
10.000 m : 29m06s
Recordes pessoais estrada
10 km: 27m50s Volzano, Itália
15 km: 43m36s em Lisboa
Meia Maratona: 1h02m em Paris
Maratona: 2h12m06s em Praga