A Associação Europeia de Atletismo (European Athletics) escolheu um centro de treino para 60 atletas ucranianos, a caminho do Campeonato Europeu de Munique.
Os atletas ucranianos ficarão baseados na cidade de Stara Zagora, Bulgária, até ao início de agosto, onde terão acesso a extensas instalações de treino no complexo desportivo de Beroe.
Os atletas ucranianos terão o apoio de fisioterapeutas e médicos e de um chef ucraniano, que irá trabalhar no hotel onde os atletas ucranianos, e em alguns casos, também as suas famílias, ficarão hospedados até agosto.
A European Athletics espera que com esta medida, os atletas ucranianos reconstruam as suas carreiras e possam estar em forma no Europeu.
O presidente da European Athletics, Dobromir Karamarinov disse: “Em primeiro lugar, estamos felizes por poder oferecer aos atletas ucranianos e às suas famílias, segurança e refúgio em tempos de conflito, mas também oferecer instalações de treino de alto nível para que eles possam continuar as suas carreiras desportivas nestes tempos sombrios e angustiantes.
“Infelizmente, o conflito na Ucrânia não mostra sinais de parar, mas esperamos que estes esforços deem aos atletas ucranianos as melhores condições possíveis para poderem apresentar-se em competições internacionais durante o verão e estarem na sua melhor forma para o Campeonato Europeu de Atletismo em Munique.