Presente em Munique para a segunda edição do Campeonato Europeu Multidesportivo, o atletismo deve separar-se para organizar a sua própria competição em 2026. A decisão já está tomada pelo Comité Executivo da Associação Europeia de Atletismo.
Oficialmente, a Associação presidida pelo búlgaro Dobromir Karamarinov não se quis pronunciar sobre a opção tomada, preferindo concentrar-se no sucesso do Euro 2022.
Cidades já candidatas para 2026
Os líderes europeus do atletismo acreditam que o esquema atual favorece as outras modalidades, mas não eles. Eles acreditam que há pouco mais de quatro anos, a EBU (União Europeia de Radiodifusão) forçou os Jogos Multidesportivos mas que agora, a situação é diferente.
A Associação Europeia de Atletismo poderá assim, voltar a poder escolher livremente o seu local para 2026: Birmingham, quatro anos após os Jogos da Commonwealth, e Budapeste, sede do Mundial de 2023, já são candidatos, enquanto o Europeu de 2024 (depois dos JO de Paris) foi atribuído ao Estádio Olímpico de Roma. Única concessão, o atletismo poderia acordar as datas com as restantes modalidades.