Durante muitos anos, correr uma maratona era o máximo a que um corredor podia aspirar. Mas agora, é cada vez maior o número de ultramaratonas e muitos, querem desafiar essas distâncias. Tory Scholz escreveu um artigo em que considera haver cinco razões pelas quais um corredor não precisa de correr uma ultramaratona para ser um considerado verdadeiro corredor de trail.
Assim como as maratonas de estrada são os novos 10 km, as 100 milhas são a nova maratona. Mas amar os trilhos não significa que precise de correr ultradistâncias. Há alguns meses, David Roche lembrou à comunidade do trail que ser um corredor de trail não significa necessariamente correr distâncias de ultra-trails. Muitas vezes, o mundo do trail running associa o trail running ao ultrarunning. Mas os dois são distintos. Aqui estão cinco razões pelas quais o corredor não precisa de correr ultras para ser um corredor de trail:
1. Correr em trail é duro
O trail running é divertido. Mas também é duro. As muitas variáveis na corrida em trilhos, como o terreno, o clima, as montanhas, significam que os trails irão desafiá-lo, independentemente da distância. Treinar nos trilhos significa desafiar-se diariamente nas trilhos e montanhas. Se decidir correr no trail, chegar à linha de partida é um ato de coragem, não importa o quão longe esteja a ir.
2. Mais não significa melhor
No papel, parece que uma corrida de trail de 5 km é menos assustadora do que 200 milhas pelo deserto. Mas isso é como comparar maçãs com elefantes. Uma corrida de trail de 5 km é a sua própria fera, o que requer treino e execução focados. Uma ultra de 200 milhas pelos trilhos e montanhas é totalmente diferente e único. Ambas as distâncias são desafiadoras e merecem elogios.
3. Saiba o que lhe faz feliz
Se curto e íngreme é o seu congestionamento, então isso é incrível. Se a perseverança mental e física com sono limitado faz o seu coração dançar, ótimo também. Saiba o que lhe faz feliz, mantendo-se aberto a novas experiências. Ser um verdadeiro corredor de trail significa saber o seu ‘porquê’ e não se importar com o que pensa o mundo.
4. Ultras não são para todos
Mas também não são 10 km. Apesar do facto de que as mídias sociais poderem estar saturadas com imagens e vídeos de todos e o seu tio, a terminarem 100 milhas, o mundo do trail running é muito mais. A corrida em trilhos é simplesmente correr nos trilhos, o que pode incluir qualquer distância e qualquer terreno fora da estrada. Contanto que não esteja a fazer uma festa no pavimento, é um corredor de trail.
5. Torne-o significativo
Uma das chaves para o sucesso em qualquer área da vida é o significado. Quaisquer que sejam as distâncias que se decidir focar, faça valer a pena e não se esqueça de sorrir.