O Afeganistão tinha dois atletas inscritos nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Hossain Rasouli e Zakia Khudadadi. Com a nova situação vivida no país após a ocupação taliban, ambos viram-se então impedidos de viajar para o Japão.
Um voluntário dos Jogos Paralímpicos carregou simbolicamente a bandeira afegã durante a cerimónia de abertura dos Jogos, sem nenhum atleta do país para participar.
Porém, no fim de semana passado, as autoridades revelaram que a dupla afegã foi retirada do país com sucesso. Depois de uma paragem no Dubai, eles foram levados para Paris e estiveram uma semana num centro de treino de alto desempenho, antes de voarem para Tóquio, onde chegaram na noite de sábado.
A dupla tem sido mantida longe da comunicação social com o Comité Paralímpico Internacional afirmando que os atletas precisam de espaço para se concentrar nas suas modalidades.
Hossain Rasouli já competiu no salto em comprimento T47, tendo sido 13º e último com 4,46 m. Mas o resultado foi o menos importante para ele. Rasouli, tem a mão esquerda amputada como resultado da explosão de uma mina.