Yiech Pur Biel, atleta olímpico e responsável da equipa olímpica, foi eleito membro do Comité Olímpico Internacional (COI), tornando-se o primeiro refugiado reconhecido pela Agência da ONU para Refugiados a ingressar naquele organismo.
Depois de competir pela Equipa Olímpica de Refugiados nos 800 m nos Jogos do Rio 2016, Biel foi responsável da equipa em Tóquio e passou a ser no ano passado, Embaixador da Boa Vontade da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
“Prometo lutar contra todas as formas de discriminação e dedicar-me em todas as circunstâncias para promover os interesses do COI e do Movimento Olímpico”, disse Biel no seu discurso de aceitação.
Biel tinha apenas dez anos quando fugiu do conflito no Sudão do Sul em 2005, chegando ao campo de refugiados de Kakuma, no Quénia, sem a sua família. Dez anos depois, ele demonstrou o seu talento nas provas de atletismo da Tegla Loroupe Peace Foundation, que é apoiada pelo programa de responsabilidade social Athletics for a Better World, e foi convidado para treinar em Nairobi.
Ele garantiu então uma vaga na primeira Equipa Olímpica de Refugiados no Rio de Janeiro e representou a Equipa Mundial de Refugiados do Atletismo nos Jogos Asiáticos em pista coberta de 2017. O atleta de 27 anos vive e estuda agora nos Estados Unidos, onde continua a competir.
Ele descreveu a Tegla Loroupe Peace Foundation como “o começo de tudo”. Fundada pela tricampeã mundial da meia maratona Tegla Loroupe há quase duas décadas, a Fundação aproveita o poder da modalidade para promover a paz.
“O meu sonho tem sido ajudar os jovens a ganhar confiança e propósito através do atletismo”, disse Loroupe. Esse foi o caso de Biel.
“A Fundação deu-me motivação”, disse ele. “E os Jogos Olímpicos trouxeram sucesso e deram-me a chance de continuar a minha educação. Estar em Nairobi também me deu a chance de entrar na advocacia.”
Agora, por ser membro do COI, Biel continua sendo uma voz para os refugiados. “Represento milhões de refugiados em todo o mundo que não têm acesso para serem membros do COI”, disse ele ao Around the Rings. “Sendo um atleta, a única maneira que podes retribuir à sociedade é quando tu inspiras outras pessoas.”