A Índia voltar a ver alguns dos seus melhores atletas envolvidos em casos de doping. Agora, foi a sprinter Dhanalakshmi Sekar e a triplista Aishwarya Babu a acusarem positivo em testes antidoping.
As duas atletas faziam parte da equipa indiana de atletismo com 36 pessoas para os Jogos da Commonwealth que vão decorrer em Birmingham, entre 28 deste mês e 8 de Agosto.
Sekar acusou um esteroide proibido após testes realizados pela Unidade de Integridade do Atletismo. Baku acusou positivo numa amostra recolhida pela Agência Nacional Antidoping da Índia durante o Campeonato Nacional disputado no mês passado em Chennai.
Ela bateu então o recorde nacional do triplo salto com 14,14 metros antes de saltar 6,73 m na qualificação do salto em comprimento.
Sekar tinha sido escalada para competir nos 100 metros e na estafeta 4×100 m. Ela foi uma dos muitos atletas que não puderam participar no Mundial de Eugene devido a problemas de visto.
A suspensão das duas atletas é um duro golpe nos preparativos da Índia para os Jogos da Commonwealth. A notícia chegou apenas dois dias após a renúncia de Narinder Batra ao cargo de presidente da Associação Olímpica Indiana.
A Índia ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas na Gold Coast 2018, atrás da Austrália e da Inglaterra, com 26 ouros, 20 pratas e 20 bronzes.
A nação asiática deveria enviar 215 atletas, 108 homens e 107 mulheres às várias modalidades dos Jogos da Commonwealth.