A Organização da Maratona de Bosnton anunciou que os atletas não-binários poderão correr na edição de 2023 sem precisarem de se registar como membros dos sexos masculino ou feminino.
A Boston Athletic Association, que administra a maratona, disse que está a trabalhar para expandir este registo para pessoas não binárias, não apenas para a maratona, mas também para outras provas, que incluem 5 km, 10 km e meia maratona.
A Organização confirmou a mudança, pois as inscrições foram abertas na segunda-feira para a 127ª corrida da maratona em 17 de abril de 2023, onde são esperados cerca de 30.000 participantes.
Atletas não-binários podem enviar as suas inscrições se tiverem completado uma maratona como participante não-binário durante a atual janela de qualificação, disse a Organização. Esta, disse ainda, que está a trabalhar para estabelecer mínimos de qualificação para participantes não binários, mas que as suas inscrições online incluirão ‘não-binário’ como uma opção de género.
Nikki Hiltz, atleta profissional não-binária e corredora de 1.500 m,que se assumiu transgénero no ano passado e perdeu por pouco uma vaga na equipa dos Estados Unidos para os JO de Tóquio, já elogiou a mudança.