Os pormenores já foram divulgados nas diretrizes de implementação aprovadas pelo Comité de Revisão de Conformidade da Agência Mundial Antidopagem (WADA).
As diretrizes estabelecem os princípios relativos à implementação das sanções impostas à Agência Antidopagem Russa (RUSADA) pela WADA, e parcialmente sustentadas pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) na manipulação dos dados do Laboratório de Moscovo.
As diretrizes de implementação agora divulgadas, estabelecem orientações sobre o nome da participação das organizações, bandeiras, emblemas e uniformes a serem usados durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e Campeonatos Mundiais no período de vigência das sanções aplicadas à Rússia – 17 de Dezembro de 2020 até 16 de Dezembro de 2022.
A bandeira russa não poderá ser exibida nos Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais no período em causa. Por outro lado, os atletas russos devem ser inscritos e representar o ROC – a sigla do Comité Olímpico Russo – nos próximos JO de Tóquio 2020 e Pequim 2022 (de Inverno). O emblema não deve conter a bandeira da Federação Russa ou o nome Rússia.
As diretrizes impõem que a sigla deve ser usada durante todas as exibições públicas do nome do participante da organização, em vez do nome completo.
Em relação às bandeiras, as diretrizes indicam que devem incluir o emblema do ROC num fundo branco.
O hino nacional russo não pode ser tocado oficialmente nos Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos. O Comité Olímpico Russo deve enviar uma proposta de partitura para ser tocada em todas as cerimónias.
A partitura musical enviada pelo ROC deve ser aprovada pelo Comité Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI)
Em relação aos uniformes, roupas e equipamentos, todas as bandeiras russas devem ser substituídas pelo emblema ROC, enquanto qualquer uniforme que apresenta a inscrição “Comité Olímpico Russo” deve remover as palavras ou substituí-las pela sigla ROC.
Se houver casos em que não seja possível remover a expressão “Comité Olímpico Russo”, a expressão “Atleta Neutro” deve ser incluída em igual destaque e/ou tamanho.
O COI revelou que foram distribuídas cópias das diretrizes de implementação ao Comité Paraolímpico Internacional (IPC) e a todas as Federações Olímpicas Internacionais de verão e inverno.
Em nota, o COI afirma que a decisão tomada pelo TAS em relação à RUSADA “precisa de ser estrita e consistentemente implementada em todo o Movimento Olímpico”.